quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Obama discursa e promete reforma na educação e tecnologia dos EUA

O presidente americano Barack Obama realizou na noite desta terça-feira (25) um pronunciamento oficial sobre o estado da União. Na pauta do discurso estiveram temas como educação, investimentos em tecnologia e inovação, além da criação de empregos e o aumento da produtividade do país.

No início do discurso, Obama fez grande referência à necessidade de haver união entre os dois partidos políticos predominantes no país, os Democratas e os Republicanos. “Sabemos das diferenças que tivemos nos últimos anos. Nós temos que trabalhar juntos amanhã, no futuro”.

Obama também fez questão de destacar a necessidade de uma educação competitiva nas escolas e universidades americanas. Para ele, a educação “é a chave para a competição”. O presidente citou que os EUA são apenas o nono país no mundo a formar alunos na faculdade.

“Temos que vencer a corrida para dar educação às nossas crianças. Precisamos ensiná-las que o sucesso é o trabalho duro, a disciplina”. Obama estabeleceu uma meta de 100 mil novos professores de formação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Redução do déficit público é uma das principais metas para os próximos anos de governo, disse Obama. Para isso, segundo o presidente, será preciso cortar salários de empregados federais, e até mesmo corte em gastos domésticos. “Precisamos diminuir o gasto excessivo onde quer que seja”, pontuou.

O líder americano ressaltou que serão feitos investimentos em empresas de internet, e ainda citou exemplos de sucesso no segmento, como Google e Facebook. “A primeira etapa para conquistar o futuro é encorajar a inovação nos EUA. O que os Estados Unidos fazem melhor do que qualquer um é lançar essa imaginação no nosso povo”.

Na sequência, Obama anunciou o projeto de levar de internet de alta velocidade para 98% dos americanos. O objetivo é conectar toda área dos EUA com o mundo digital, para que fazendeiros e produtores rurais, por exemplo, consigam vender seus produtos e mostrar seu trabalho.

Para conseguir esses avanços, Obama ressaltou várias barreiras devem ser quebradas, como a taxas de impostos. "Hoje, peço a democratas e republicanos para simplificar o sistema. Livrar-se das brechas”. Obama projetou diminuir os impostos pela primeira vez nos últimos 25 anos, e garantiu que isso não vai aumentar o déficit do país.

Para criação de empregos, o objetivo é dobrar as exportações até 2014, além de fechar acordos com outros países. Obama citou as parcerias com China, Índia e Coreia do Sul, no qual foram criados mais de 300 mil empregos recentemente.

Obama se comprometeu a cortar os “bilhões” de dólares destinados às companhias petrolíferas para incentivar o mercado de energias limpas. “Em vez de subsidiar a energia de ontem, vamos investir no amanhã”, disse.

Um dos objetivos dessa iniciativa é ser o primeiro país a ter 1,5 milhão de veículos elétricos circulando pelas rodovias nacionais daqui a 4 anos.

* Com informações da Reuters e France Presse.


Fonte:G1

Nenhum comentário: