terça-feira, 29 de março de 2011

Bahêa: Final da Taça Brasil completa 51anos


Há exatos 51 anos, o Bahia venceu o Santos de Pelé, na grande final da Taça Brasil de 1959, que acabou sendo disputada no dia 29 de março de 1960, no Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.


Com este título, o Bahia escreveu seu nome na história do futebol nacional, sendo a primeira grande conquista de uma equipe nordestina, vencendo um lendário de time do Santos, que ganhava tudo que disputava, além de garantir a disputa da Taça Libertadores do ano seguinte, feito inédito para qualquer outra agremiação do futebol brasileiro.

Esta partida foi a terceira e decisiva, já que no primeiro embate, o Esquadrão de Aço venceu o Peixe, por 3 x 2, em plena Vila Belmiro. Na segunda, o time de Pelé calou a Fonte Nova, vencendo por 2 x 0.


Em campo neutro, as duas equipes fizeram um inesquecível jogo no Maracanã, no qual o Tricolor venceu por 3 x 1, com gols de Vicente, Alencar e Léo.


Nesta histórica partida, o Tricolor baiano atuou com: Nadinho, Nenzinho, Henrique e Beto Flávio e Vicente Marito, Alencar, Léo, Mário e Biriba.


Um fato curioso da campanha do Bahia, nesta Taça Brasil é Efigênio Bahiense, o Geninho, foi o treinador durante toda a competição e após a derrota na Fonte Nova, por 2 x 0, o treinador que conduziu o time, na final no Maracanã, foi Carlos Volante.


A Taça Brasil foi o primeiro grande torneio nacional, reunindo os 15 principais campeões estaduais. Além do Bahia, Santos, São Paulo, Vasco da Gama, Atlético/PR, Atlético/MG, Grêmio, Sport/PE, Rio Branco/ES, Hercílio Luz/SC, Auto Esporte/PB, ABC/RN, Ceará/CE, CSA e Tuna Luso, disputaram esta competição.


Em 2010, a CBF reconheceu o título da Taça Brasil como a de um Campeonato Brasileiro, tornando oficialmente o Esquadrão de Aço Bi Campeão Nacional, feito único no futebol nordestino.


Na campanha de 1959, em jogos de ida e volta, o Bahia eliminou CSA, Ceará, Sport, Vasco e Santos. O Esquadrão de Aço disputou 14 jogos, venceu 09, empatou 02 e perdeu 03, marcou 25 gols e sofreu 18. Alencar ainda foi artilheiro da competição, com 05 gols marcados.



Ficha do jogo:


BAHIA (BA)3 x 1 SANTOS (SP)

Data: 29 / 03 / 1960


Local: Maracanã

Árbitro: Frederico Lopes


Gols: Coutinho 27prime, Vicente 37prime / 1º T Léo 47s ,Alencar 31 / 2º T.


BAHIA: Nadinho, Beto, Henrique, Flávio e Nenzinho Vicente e Mário Marito, Alencar, Léo e Biriba. Técnico: Volante


SANTOS: Lalá, Getúlio, Mauro, Formiga e Zé Carlos Zito e Mário, Dorval, Pagão, depois Tite, Coutinho e Pepe

Nenhum comentário: