segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ataques aéreos atingem prédio de complexo de Kadhafi, na Líbia


Aviões bombardearam no início desta segunda-feira (25) um prédio do complexo Bab al-Aziziya, de Muammar Kadhafi, em Trípoli, no que a assessoria de imprensa do governo disse ser um ataque à vida do ditador líbio. Agências de notícias atribuem o ataque à Otan, o que ainda não foi oficialmente confirmado pela organização.

Os bombardeios derrubaram um prédio no interior do complexo, destruindo totalmente a instalação. As explosões ocorreram por volta da 0h10 local.

De acordo com a agêcia de notícia AFP, as detonações, com uma força inédita no centro da cidade, sacudiram o hotel onde estão os correspondentes da imprensa estrangeira em Trípoli.

A agência BBC disse que os ataques tiraram do ar, momentaneamente, três canais de TV.

Os bombeiros ainda trabalhavam para extinguir as chamas em uma parte do prédio destruído quando os jornalistas foram levados para uma visita organizada pelo governo para o local, de acordo com a agência Reuters.

Segundo as agências, a assessoria de imprensa do governo, que pediu para não ser identificada, disse que Kadhafi usava o edifício destruído para reuniões ministeriais. A assessoria disse que 45 pessoas ficaram feridas, 15 gravemente, e alguns ainda estavam desaparecidas após o ataque.

Confrontos em Misrata
Neste domingo (24), a cidade líbia de Misrata foi palco de confrontos entre forças leais Kadhafi e rebeldes, segundo informações das agências de notícias AFP e Reuters. O conflito ocorre após conflitos no sábado (23), que deixaram número incerto de mortos. Rebeldes disseram ter tomado o poder da cidade no sábado.

“A situação é muito perigosa”, disse o porta-voz rebelde Abdelsalam por telefone, segundo a Reuters. “Brigada de Kadhafi começaram a fazer bombardeios nas primeiras horas da manhã. Os bombardeios continuam. O alvo deles é o centro da cidade, principalmente a Rua Trípoli, e três áreas residenciais.”

A cidade registrou no sábado “o balanço mais grave em 65 dias de combates”, segundo relato do médico Jalid Abu Falra à AFP, que fala em ao menos 28 mortos e centenas de feridos.

O vice-ministro líbio de Relações Exteriores, Jaled Kaaim, disse na noite de sábado que as forças armadas do regime haviam suspendido suas operações em Misrata para permitir que as tribos buscassem uma solução pacífica para o problema.

No entanto, nas primeiras horas do domingo, era possível ouvir disparos quase ininterruptos de armas automáticas na cidade, segundo jornalista da AFP que estão no local.

Um jornalista francês cuja identidade no foi divulgada foi ferido gravemente na noite de sábado, mas estava fora de perigo depois de ser operado, segundo informações de fontes médicas dadas à agência.

Os rebeldes confirmaram a presença de combatentes tribais nas tropas de Kadhafi. “Algumas vezes combatemos contra homens uniformizados do exército e às vezes contra homens civil. Agora há combatentes tribais procedentes do sul”, disse o rebelde Omar Rajab, de 29 anos, à AFP.

De acordo com os rebeldes, ainda há combatentes das forças de Kadhafi em um antigo hospital público. “É o último reduto que defendem, mas ainda resistem”, disse o médico Hakim Zaggut.

(com informações da Reuters e da AFP)

Fonte:G1

Nenhum comentário: