quarta-feira, 20 de abril de 2011

Número de homicídios dolosos cai 16,2% na Bahia

Há pouco mais de dois meses, o clima era de medo em muitos bairros de Salvador. Dados oficiais mostravam um aumento de 50% no número de homicídio na Bahia nos últimos quatro anos. A maioria dos crimes, segundo o governo, tinha ligação com o tráfico de drogas.

Este ano a cúpula da Segurança Pública no Estado foi substituída e um novo programa de combate à violência começou a ser implantado. Hoje o Governo anunciou os primeiros resultados.

Estatísticas oficiais apontam que nos três primeiros meses deste ano o número de homicídio doloso, quando há intenção de matar ou se assume o risco de causar morte, caiu 16,2% em relação a 2010. Em Salvador, a redução foi de 14,4%.

Segundo a secretaria da segurança, houve redução também nos roubos de carros e no comércio. Para as autoridades, a queda nos índices de criminalidade se deve ao aumento do número de operações policiais nas áreas mais violentas da capital baiana. Duas delas foram ocupadas pela polícia. Uma dessas áreas vai ganhar ainda este mês a primeira base comunitária de segurança inspirada nas UPPS do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de segurança pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, "Isso irá com certeza, trazer um novo panorama da segurança na Bahia".

Nesta quarta-feira (20), foi inaugurado o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que vai coordenar o combate a esse tipo de crime em todo o Estado.


Fonte:G1

Nenhum comentário: